Formatos de parcelamento: Parcela balão, SAA e flexível
Com os novos formatos de parcelamento, é possível simular e criar operações com uma grande variedade de opções de pagamento. Eles permitem que o agente originador de negócio ou a própria instituição ofereçam condições exclusivas, possibilitando, por exemplo, um saldo a ser quitado ao final do financiamento.
Com os novos formatos de parcelamento, é possível simular e criar operações com uma grande variedade de opções de pagamento. Eles permitem que o agente originador de negócio ou a própria instituição ofereçam condições exclusivas, possibilitando, por exemplo, um saldo a ser quitado ao final do financiamento.
É possível estruturar o pagamento em parcelas fixas, iniciar com o pagamento apenas dos juros ou ajustar o valor de cada parcela de forma flexível, respeitando o montante calculado.
Confira mais detalhes sobre como funcionam esses novos tipos de parcelamento:
A modalidade conhecida como parcela balão ou parcela residual refere-se a um tipo de financiamento no qual as parcelas e as taxas são reduzidas, reservando o montante remanescente para ser quitado no último vencimento.
Nesse formato, você define a quantidade e o valor fixo das parcelas do contrato, e, ao calcular, o valor da parcela final com o saldo restante será exibido. Confira o exemplo a seguir:
SAA (Sistema de Amortização Americano) caracteriza-se por um modelo de financiamento no qual o cliente quita apenas os juros ao longo do contrato, deixando o valor principal do financiamento para a última parcela.
Você informa apenas a quantidade de parcelas, e o sistema calcula automaticamente o valor fixo das parcelas com base nos juros do contrato, reservando o saldo final para a última parcela. Confira o exemplo a seguir:
Com a parcela flexível, o usuário indica o valor que consegue pagar em cada parcela, permitindo assim que o financiamento se ajuste conforme o montante restante.
Aqui, você tem liberdade para definir o valor de cada parcela conforme desejar, respeitando o mínimo de uma parcela para cobrir o montante. Confira o exemplo a seguir:
⚠️ Observação importante I: outros fatores, como as parametrizações utilizadas em determinado produto, a data do primeiro vencimento do contrato e a renda do cliente, também podem influenciar os valores mencionados. Recomenda-se sempre concluir a criação da operação, pois é nesse momento que todos os dados necessários para um cálculo preciso são considerados, resultando no valor real da operação.
⚠️ Observação importante II: nos casos de parcelamentos como Parcela Balão e SAA, onde as parcelas regulares são menores e o valor restante é concentrado na última parcela, muitos cenários podem inviabilizar a operação, já que o cliente precisaria de uma renda muito elevada para atender ao comprometimento exigido.
É importante lembrar que os produtos podem estar configurados com uma regra de comprometimento de renda definida na parametrização, o que limita a parcela máxima que o cliente pode assumir para aquele crédito. Por conta disso, para esses casos, é redistribuído o valor do financiamento de forma linear, exclusivamente para calcular o comprometimento de renda.
Mesmo tendo sido criada pelos desenvolvedores do Titan 😅, posso afirmar que o sistema atende sua instituição financeira de ponta a ponta, potencializando sua capacidade operacional como nenhuma outra solução!
Titowl
Assistente virtual do Titan
Empresa
Documentação
Titan Caas é um produto Céos Lab 🦉 - CNPJ: 41.000.240/0001-73
Contatar equipe de vendas
Ao preencher o formulário abaixo, alguém da nossa equipe entrará em contato com você para lhe apresentar uma proposta comercial.